sábado, 2 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS


A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

Coisas Simples que ajudam Seus Filhos a Aprenderem



O que é Alfabetização?

 A Alfabetização, de um modo abrangente, é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações. Não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.

O que é Letramento?

Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 2003). O indivíduo letrado é aquele que, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita. Por exemplo, quando um pai lê uma história para seu filho dormir, a criança está em um processo de letramento, está convivendo com as práticas de leitura e escrita. 



Como prevenir que as crianças tenham dificuldades de aprendizagem.

O termo 'dificuldade de aprendizagem' começou a ser usado na década de 60 e até hoje - na maioria das vezes - é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio - que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais - que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.

Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.

Toda criança tem um processo diferente de desenvolvimento - umas aprendem a andar mais cedo, outras falam mais cedo - e isso é absolutamente normal, não existe um 'padrão' de desenvolvimento. Portanto é importante que os pais respeitem o desenvolvimento geral da criança. Nesta fase o pediatra torna-se um grande aliado dos pais.

Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.

Neste caso, a orientação é valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua autoestima. Mostrar para a criança o quanto ela e boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão boa, é fundamental.

Vivemos em uma sociedade que, pais e mães, estão sempre muito ocupados com seus afazeres em casa e no trabalho.  No entanto, por mais ocupados que possam ser, eis aqui um monte de coisas que eles podem fazer, sem atrapalhar seus afazeres corriqueiros, e que vai auxiliar suas crianças a se prepararem melhor para enfrentar a escola, sem deixarem sua rotina diária de lado. Eis aqui algumas sugestões de pequenas coisas que tem um grande efeito.

22 Coisas Simples que os pais pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.

1.    Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;

2.    Leia com eles;

3.    Conte-lhes histórias da família;

4.    Limite seu tempo de ver televisão ou no computador;

5.    Garantir que não faltem em casa livros, um bom dicionário e espaço tranquilo para realizar o dever;

6.    Ajude-os a encontrar palavras no dicionário;

7.    Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia, ao invés de pegar tudo pronto;

8.    Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;

9.    Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;

10 Leve-os aos Museus e lugares históricos, sempre que possível;

11 Discuta as novidades do dia ou o que achar que é mais interessante com eles;

12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia, etc.;

13. Mantenha sempre contato com seus professores;

14. Seja o maior fã do seu filho. Faça elogios a ele por causa de seus esforços, pela força de caráter e individualidade;

15. Estabeleça um toque de recolher e seja duro na decisão;

16. Sente para jantar com o seu filho pelo menos uma vez por semana. Aproveite o tempo para conversar, não para ver TV;

17. Envolva-se e continue envolvido sempre na vida do seu filho;

18. Mostrar-se entusiasmados em relação às tarefas dos filhos. Isso ajuda a fazê-los encarar o dever como uma atividade prazerosa;

19. Fazer a criança perceber que suas tarefas têm aplicação na vida prática. Por exemplo: ao consultar seu saldo bancário, mostrar como se usa a matemática para conferir a conta;

20.  Ao ter a ajuda requisitada, apenas dar sugestões de como resolver a questão. Essa é uma estratégia mais eficiente do que revelar a resposta;

21. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;

22. Se a criança demonstrar sinais de exaustão, sugerir um intervalo para o descanso antes da conclusão da tarefa.

Livros indicados...

Criança Nota 10 - 365 Dicas para Incentivar seu Filho na Escola. Robert D. Ramsey – 1ª. Edição 2003

Guia Fuja de Casa com as Crianças - Diversão Garantida Para Toda a Família - AF Guias de Viagem – 3ª. Edição, 2007

Brincadeiras Criativas Para o Seu Filho - Uma Forma Lúdica de Aumentar a Concentração e Melhorar o Desenvolvimento dos Pequenos - Christopher Clouder e Janni Nicol –
1ª. edição, 2009

Como Educar meu Filho? - Princípios e Desafios da Educação de Crianças e de Adolescentes Hoje
Rosely Sayão - 1a. edição, 2003 / 1a. reimpressão, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário