terça-feira, 21 de setembro de 2010

APRENDER BRINCANDO

Brinquedos Inteligentes
Os brinquedos pedagógicos e suas funções!

Pais e filhos vêem com olhos muito diferentes o maravilhoso mundo dos brinquedos. Enquanto para estes últimos este se trata de um reino mágico, repleto de cores e fantasia, para os primeiros é fundamental que esses produtos sejam seguros, duráveis e educativos. Pensando em agradar a todos, a Fisher-Price, da Mattel, desenvolve há anos um trabalho baseado num adequado acompanhamento pedagógico, na participação dos pais e na opinião que mais importa: a de seus pequenos e exigentes usuários.

"Todos os nossos brinquedos são desenvolvidos com a consultoria de psicólogos e pedagogos", garante Sandra Valente Battistella, gerente de produto da Mattel. Sandra dá como exemplo o núcleo de desenvolvimento de brinquedos para crianças de 0 a 5 anos do Play Laboratory, o Laboratório de Brincadeiras da Fisher-Price (empresa incorporada pela Mattel). Para desenvolver os brinquedos, os especialistas desse núcleo levam em consideração as características das crianças em cada faixa etária. Por exemplo: um bebê de 0 a 6 meses está desenvolvendo o movimento da cabeça, movimento de extensão das pernas através de chutes, movimento simétrico dos braços, resposta a sorrisos, demonstração de emoções, reconhecimento das mãos, resposta a diferentes barulhos, riso, olhar os objetos, ouvir os sons, alcançar objetos, olhar as próprias mãos.

Munidos desses dados preliminares, eles podem criar os novos brinquedos, que apresentarão as seguintes características:

Olhar:

Objetos pretos e brancos ou com grandes contrastes de cores.
Brinquedos com movimentos e sons suaves.
Características do rosto das pessoas: sorriso, surpresa, carinho.

Tocar:

Brinquedos com materiais macios e suaves, com texturas, fáceis de pegar e de apertar.

Ouvir:

Brinquedos com sons macios com ritmos e tons.

Uma vez criado, um protótipo do brinquedo é entregue às crianças. Elas ficam numa sala onde são observadas por pedagogos, psicólogos e demais especialistas, que procuram avaliar o interesse demonstrado por elas em relação aos produtos. Concluída essa fase, o brinquedo será produzido, após o que será exaustivamente testado para aferir sua durabilidade. "Todos, sem exceção, são produzidos com tintas atóxicas e cantos arredondados, para não ferir a criança", revela Sandra. Em sua embalagem, como previsto por lei, o brinquedo traz a faixa etária para a qual seu uso é recomendável.

Pais e baixinhos podem ficar tranqüilos: produzidos com tanto cuidado, os brinquedos Fisher-Price da Mattel só podem mesmo lhes proporcionar, aos primeiros muita tranqüilidade, e aos segundos momentos felizes que serão recordados por toda a vida.



Publicação: Novembro 1999 - Edição: 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário